EXPLORE A NOSSA
AGENDA VERDE
AGENDA LEGISLATIVA VERDE
Bem-vindo à Agenda Legislativa Verde, um espaço dedicado a apoiar empresas, organizações e profissionais no cumprimento das suas obrigações legais em matéria de sustentabilidade. Aqui, disponibilizamos uma visão clara e organizada das legislações nacionais e europeias, apresentando informações atualizadas e relevantes para a adoção de práticas sustentáveis.
Nesta página, encontrará:
Legislação Nacional e Europeia: Acompanhamos a evolução das normas e regulamentações, garantindo acesso às principais diretivas e leis que impactam o sector empresarial.
Guias e Informações: Conteúdo detalhado e orientado para facilitar a compreensão e aplicação das exigências legais no contexto da sustentabilidade.
Relatórios Obrigatórios: Detalhes sobre os diferentes tipos de relatórios sustentáveis exigidos por lei.
A Agenda Legislativa Verde é o seu ponto de referência para navegar pelos desafios e oportunidades de um cenário jurídico em constante transformação, contribuindo para alinhar o desempenho das organizações com os objetivos de desenvolvimento sustentável.
Juntos, construímos um futuro mais verde e responsável.

A NOSSA LEGISLAÇÃO
Corporate Sustainability Due Diligence and amending Directive (EU) 2019/1937 and Regulation (EU) 2023/2859
Cria o Mecanismo Nacional Anticorrupção e estabelece o regime geral de prevenção da corrupção
Estabelece o regime geral de proteção de denunciantes de infrações, transpondo a Diretiva (UE) 2019/1937 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de outubro de 2019, relativa à proteção das pessoas que denunciam violações do direito da União
Relativo ao estabelecimento de um regime para a promoção do investimento sustentável, e que altera o Regulamento (UE) 2019/2088
Completa o Regulamento (UE) 2020/852 do Parlamento Europeu e do Conselho
Este regulamento específico detalha o conteúdo e a apresentação das informações que as empresas abrangidas pelos artigos 19.º-A ou 29.º-A da Directiva 2013/34/UE devem divulgar em relação às actividades económicas sustentáveis do ponto de vista ambiental.
Altera o Regulamento (UE) n.o 537/2014, a Diretiva 2004/109/CE, a Diretiva 2006/43/CE e a Diretiva 2013/34/UE no que diz respeito ao relato de sustentabilidade das empresas
Altera o Regulamento Delegado (UE) 2021/2139 no respeitante às atividades económicas em determinados setores energéticos e o Regulamento Delegado (UE) 2021/2178 no respeitante à divulgação pública específica relativa a essas atividades económicas
Relativa ao dever de diligência das empresas em matéria de sustentabilidade e que altera a Diretiva (UE) 2019/1937
Complementa a Diretiva 2013/34/UE do Parlamento Europeu e do Conselho no respeitante às normas de relatorio de sustentabilidade
Relativo às Obrigações Verdes Europeias e à divulgação opcional de informação relativamente a obrigações comercializadas como sustentáveis do ponto de vista ambiental e a obrigações ligadas à sustentabilidade
Make benchmark methodologies more transparent when it comes to ESG & put forward standards for the methodology of low-carbon and ESG benchmarks in EU
Relativo à divulgação de informações relacionadas com a sustentabilidade no setor dos serviços financeiros
(Texto relevante para efeitos do EEE)
OS NOSSOS GUIAS & INFORMAÇÕES
A Taxonomia da UE destina-se a criar um sistema de classificação para actividades económicas que contribuem substancialmente para os objectivos ambientais da UE.
A Classificação Estatística de Actividades Económicas na Comunidade Europeia, comumente referida como NACE, é o sistema de classificação padrão da indústria usado na União Europeia. A versão actual é a revisão 2 e foi instituída pelo Regulamento n.º 1893/2006
The expectations for the manufacturing industry to be leaders in
decarbonization — especially with the more difficult carbon challenges,
like addressing Scope 3 emissions — are apparent.
A governança ambiental, social e corporativa é uma abordagem que avalia até que ponto uma corporação trabalha em prol de objectivos sociais que vão além da função de maximizar os lucros por parte de seus accionistas.
Os 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável são a nossa visão comum para a Humanidade e um contracto social entre os líderes mundiais e os povos. São uma lista das coisas a fazer em nome dos povos e do planeta e um plano para o sucesso.
Lançada e financiada pela UE no âmbito do Plano de Ação para a Economia Circular, a Iniciativa Cidades e Regiões Circulares (CCRI) centra-se na implementação da economia circular nas cidades e regiões da Europa.
OS NOSSOS RELATÓRIOS
Global Reporting Initiative
Um dos frameworks mais amplamente utilizados para relatórios de sustentabilidade. Define padrões para relatar impactos económicos, ambientais e sociais de forma transparente e comparável.
Environmental, Social, and Governance
Focado em critérios ambientais, sociais e de governança, este relatório avalia o desempenho sustentável de uma organização e é usado por investidores para medir riscos e oportunidades não financeiros.
Sustainable Finance Disclosure Regulation
Obriga instituições financeiras na União Europeia a divulgar como integram factores de sustentabilidade nos seus processos de decisão de investimento, promovendo transparência e combate ao greenwashing.
Sustainability Accounting Standards Board
Concentra-se em métricas de sustentabilidade específicas para cada sector, ajudando empresas a comunicar informações financeiras relevantes sobre sustentabilidade aos investidores.
Carbon Disclosure Project
Focado em mudanças climáticas, gestão da água e florestas, este relatório avalia como as organizações estão a gerir e reduzir os impactos ambientais.
Task Force on Climate-related Financial Disclosures
Fornece recomendações para divulgar riscos e oportunidades relacionados às mudanças climáticas, com ênfase na resiliência estratégica e impacto financeiro.
CONTACTE-NOS E DÊ O PRÓXIMO PASSO NA SUA JORNADA SUSTENTÁVEL !
Conecte-se connosco e na Primeira Avaliação saiba o grau de maturidade sustentável da sua empresa.
Fale connosco hoje e dê o próximo passo na direcção de um futuro mais sustentável!